O fluido de corte é uma substância utilizada para facilitar o corte de materiais na indústria. Dentre os benefícios do uso do fluido de corte estão a refrigeração, lubrificação, proteção contra a oxidação e limpeza. Somos especialistas nesse insumo para a indústria e, por isso, reunimos alguns aspectos para você entender melhor sobre os fluidos de corte.
Qual é a importância do fluido de corte?
O uso correto do fluido de corte é capaz de aumentar a qualidade do processo de usinagem e gerar impactos positivos na produtividade. Isso porque o fluido viabiliza o uso de velocidades de corte mais altas com maiores taxas de remoção e profundidade no corte. Outro aspecto importante é o fato de que o fluido de corte evita o desgaste do maquinário, diminui o índice de rugosidade e o nível de energia consumida.
Quais são as funções do fluido de corte?
Em geral, os fluidos de corte são líquidos e devem possuir a capacidade de refrigerar a ferramenta de corte, proteger contra a oxidação e higienizar a área de usinagem.
- Função lubrificante: facilita o deslizamento do maquinário e diminui o atrito entre a peça e a ferramenta de corte.
- Função protetora: protege a peça, a ferramenta e o cavaco contra a oxidação e, consequentemente, contribui para o bom acabamento do corte.
- Função de limpeza: por ser aplicado em forma de jato, o fluido é capaz de afastar as aparas e limpar a zona de corte para maior precisão.
Qual é a composição dos fluidos de corte?
A partir da destilação do petróleo, é possível obter os óleos minerais. Estes, por sua vez, são a base para a fabricação dos óleos lubrificantes e representam até 99% do volume das formulações. Já no caso dos fluidos de corte hidrossolúveis, os óleos minerais podem representar de 10% a 80% do volume da fórmula, variando de cada produto.
Para produzir um fluido de corte eficiente, é necessário escolher corretamente a base do produto e o pacote de aditivos. Além disso, a qualidade do fluido deve ser comprovada a partir de testes em equipamentos e laboratório. O controle de qualidade visa verificar características como viscosidade cinemática, cor e ponto de fulgor.
Base sustentável para fluidos de corte
Devido às preocupações com o meio ambiente, cada vez mais as organizações buscam tornar os seus processos mais sustentáveis. Esse também é o caso das empresas de usinagem.
A escolha do melhor fluido de corte é norteada por aspectos como o maquinário, o resultado desejado, entre outros. Porém, em diversos casos já é possível aplicar os fluidos de base vegetal. Esta formulação é uma alternativa ao uso de óleos minerais derivados do petróleo e prejudiciais ao meio ambiente e operador.
É importante ressaltar que o uso de fluidos de corte e demais óleos industriais exige que a empresa possua uma política de descarte adequada, alinhada às legislações em vigor. Essa é uma forma de mitigar os danos ambientais e gerar uma usinagem mais ecológica.
Lumy Cool VG
O nosso investimento em maior sustentabilidade na produção de óleos industriais nos levou a desenvolver a fórmula do Lumy Cool VG. Trata-se de um óleo solúvel, sintético, de base vegetal e isento de óleos minerais, com excelente durabilidade, lubrificação, refrigeração e ação antioxidante. Além disso, é um fluido biodegradável e pode ser aplicado na maioria das operações de usinagem de metais ferrosos e não ferrosos.
Caso você tenha alguma dúvida sobre o melhor fluido de corte para as suas operações, entre em contato conosco e fale com os nossos especialistas. Estamos à disposição para ajudar a sua usinagem a encontrar os melhores insumos.